A dislexia é nomeada enquanto um transtorno que afeta habilidades de leitura e linguagem que podem ser observados na dificuldade de aprendizagem da leitura, da escrita, soletração, memorização, entre outras.
Tem sua base nos sistemas cerebrais responsáveis pelo processamento fonológico; dificuldade de processamento do som das palavras e de associá-los com as letras ou sequência de letras que os representam. Também é possível constatar dificuldade para decorar e nomear informações numéricas, como por exemplo a tabuada. É necessária atenção específica pois a dificuldade e baixo desenvolvimento acadêmico em matemática pode ser consequência das dificuldades na leitura visto que muitas vezes a criança/adolescente pode não estar compreendendo o enunciado dos problemas de matemática.
O portador de Dislexia evidencia um funcionamento peculiar do cérebro para o processamento da linguagem.
Salientamos que os sintomas da dislexia, na grande maioria dos casos, se restringe ao desempenho acadêmico das crianças/adolescentes e não afetam o desenvolvimento neurológico, sensorial, cognitivo ou motor. Antes de se ter um diagnóstico definitivo, precisamos excluir a presença de dificuldades visuais, auditivas, problemas emocionais, ou dificuldades socioeconômicas como origem do transtorno.
É fundamental que pais, cuidadores e professores estejam atentos a sinais de alterações para que haja um encaminhamento precoce, e assim preservar a autoestima da criança ou do adolescente.
Alguns alertas importantes:
· Fala tardia, infantilizada e pronuncias incorretas
· Desarmonia ao buscar aprender frases curtas, rimas e músicas
· Dificuldade em diferenciar sons de fonemas e associar letras aos seus sons
· Falta de compreensão ao ler um texto
· Omitir ou adicionar letras e silabas as palavras
· Erros ortográficos constantes, dentre outros
Na busca pelo diagnóstico e após para intervenção é de grande importância o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar muitas vezes formada por: médico especialista, psicólogo e fonoaudiólogo além de realizarem trocas de informações constantes com o professor responsável pelo desenvolvimento acadêmico da criança/adolescente.
Nathalia G. Moreira - Psicóloga Clínica - CRP 129.528/SP